Um Pouco Sobre Sitio Novo/RN



Sítio Novo, Município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na Microrregião da Borborema Potiguar. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2015, sua população é de 5.433 habitantes. Área territorial de 213 km².

http://2.bp.blogspot.com/-U2gOEKTvdSE/VoVQhoCsENI/AAAAAAAAGvo/j8O9MvfZQg8/s1600/DSCN2189.JPG

Como Chegar
Saindo de Natal/RN, segue pela BR-226. Quando chega em Tangará segue direto até o final da avenida principal. Na lanchonete Dois Irmãos entra a direita na RN093 com destino a Sítio Novo.

História
As terras da Fazenda Grossos, pertencentes ao Capitão Amaro de Barros Lima em 1787, abrangia a serra de Grossos e situava-se à margem do riacho São Pedro, afluente do rio Potengi. Nessas terras nasceu uma povoação formada em sua maioria por agricultores tendo à frente o grande incentivador e fundador do povoado de Grossos, o senhor Francisco Ferreira Lima, popularmente conhecido como "Seu Chicó". Incentivado por Seu Chicó o povoado mudou de nome, passando a ser chamado de Sítio Novo. Em 1913, foi construída uma capela em homenagem a São Francisco de Assis.

Sítio Novo recebeu status de município pela lei estadual nº 2339 de 31 de dezembro de 1958, com território desmembrado do município de São Tomé e elevado à categoria de município do Rio Grande do Norte

Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Sítio Novo, pela lei estadual nº 2339, de 31-12-1958, desmembrado do município de São Tomé. Sede no atual distrito de Sítio Novo expovoado. Constituído distrito sede. Instalada em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 2979, de 08-11-1963, é criado o distrito de Serra da Tapuia e anexado ao município de Sítio Novo.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Sítio Novo e Serra do Tapuia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Pontos Turísticos

- Açude Barra da Tapuia

- Castelo de Zé dos Montes

- Pedra de São Pedro

- O olho dágua

- Trilhas da Pedra de São Pedro

- Cavernas

- Pinturas Rupestres

- Cruzeiro de São Francisco

- Capela de Santo Antonio

- Mirantes Naturais


Fotos dos Pontos turísticos de Sitio Novo

- Pinturas Rupestres

Situado em formações rochosas  localizadas no sopé da  Serra  de  São Pedro - Município de Sitio Novo/RN  (próximo  a  um pequeno  olho  d’água) podem ser vistas figuras zoomorfas (representações de animais terrestres, peixes e aves), antropomorfas (imagens humanas)
















Fotos da Cidade de Sítio Novo/RN